As 10 melhores obras dos Museus Capitolinos em Roma

Se você é apaixonado por arte e história, não pode deixar de visitar os Museus Capitolinos em Roma. As coleções do museu mais antigo do mundo o deixarão maravilhado. Você está pronto?

Isabel Catalán

Isabel Catalán

6 minutos de leitura

As 10 melhores obras dos Museus Capitolinos em Roma

Vista do museu | ©Faun070

Desde que o Papa Sisto IV doou um conjunto de bronzes aos Museus Capitolinos em Roma, no século XV, sua coleção continuou a crescer, tornando-o o principal museu municipal da cidade e um local essencial para visitar durante uma viagem à capital italiana.

Há muito para ver dentro de suas paredes. Autênticos tesouros artísticos de diferentes períodos, dos quais darei uma pequena amostra neste post para ajudá-lo a contextualizar o que você descobrirá quando estiver lá. Ah, e não se esqueça de dar uma olhada nos preços dos ingressos para os Museus Capit olinos e nos horários de funcionamento dos Museus Capitolinos para preparar sua visita em detalhes.

1. A loba do Capitólio

Estátua da loba do Capitólio| ©Daniel Kelly
Estátua da loba do Capitólio| ©Daniel Kelly

No centro do Salão da Loba, nos Museus Capitolinos, está a estátua da Loba Capitolina, o símbolo de Roma.

Diz a lenda que essa loba encontrou os gêmeos Rômulo e Remo nas águas do Tibre, perto do Monte Palatino, e cuidou deles como se fossem seus próprios filhos. Mais tarde, os dois se tornariam os fundadores da cidade, embora muitas teorias afirmem que esse mito é apenas uma invenção dos romanos para envolver o nascimento da cidade imperial em uma glória épica.

A estátua da "Loba Capitolina" data do século XI ou XII e é feita de bronze. Acredita-se que ela seja uma cópia de uma estátua etrusca que tinha um papel sagrado na Roma Antiga. As duas pequenas figuras de Rômulo e Remo que acompanham a "Luperca", por outro lado, foram adicionadas ao conjunto no final do século XV.

Como curiosidade, na Piazza del Campidoglio (de cujo mirante se tem uma das melhores vistas de Roma) há uma réplica da loba do Capitólio que também atrai muita atenção. Não se esqueça de tirar uma foto dela!

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2. A estátua equestre de Marco Aurélio

Estátua equestre de Marco Aurélio| ©Tyler Bell
Estátua equestre de Marco Aurélio| ©Tyler Bell

Durante o Império Romano, as estátuas equestres eram muito numerosas na cidade, mas o que torna a estátua de Marco Aurélio especial é o fato de ser a única estátua equestre da Antiguidade que sobreviveu à Idade Média. Durante esse período, a maioria dessas obras de arte foi derretida para a cunhagem de moedas com seu bronze.

Se a estátua equestre de Marco Aurélio sobreviveu até os dias atuais, é porque foi confundida com o imperador Constantino I, que, por meio do Édito de Milão, interrompeu a perseguição aos cristãos e deu liberdade de culto no Império.

Atualmente, a estátua está no Palazzo dei Conservatori dos Museus Capitolinos e há algum debate sobre sua localização original. O mais provável parece ser o Fórum Romano ou a Piazza Colonna (onde ficava a Coluna Antonina) e não perto da Basílica de São João de Latrão, onde fontes medievais atestam desde o século X.

Você pode ver uma réplica dessa estátua de bronze do século II d.C. na Piazza del Campidoglio, onde Michelangelo colocou a original no século XVI.

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3. A Gálata moribunda

Gálata moribunda| ©Javier Valero Iglesias
Gálata moribunda| ©Javier Valero Iglesias

Junto com a estátua acima, a estátua de Galata moribundo é uma das mais populares nos Museus Capitolinos, pois retrata com grande realismo a dor de um gaulês derrotado em batalha pelo rei Átalo I de Pérgamo, que luta contra a morte e se recusa a ceder ao seu destino.

Acredita-se que essa obra seja uma cópia romana em mármore de uma obra helenística anterior em bronze, que pertence à Escola de Pérgamo, que estava acostumada a uma expressão mais profunda de pathos. Sua qualidade artística a tornou uma das obras da antiguidade mais admiradas pelos viajantes europeus no Grand Tour.

Parece que a estátua do Gálata moribundo foi descoberta durante escavações na Villa Ludovisi no início do século XVII, juntamente com a estátua do Gaulês cometendo suicídio (exibida no Palácio Altemps do Museu Nacional Romano), pois ambas faziam parte de um grupo escultural de quatro figuras.

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4. A Vênus Capitolina

Estátua da Vênus Capitolina| ©Ana Rey
Estátua da Vênus Capitolina| ©Ana Rey

A Vênus Capit olina é outra das estátuas mais populares dos Museus Capitolinos. Você a encontrará no chamado "Gabinete de Vênus" no andar térreo do Palazzo Nuovo del Campidoglio.

Essa escultura é uma réplica de uma escultura helenística criada por Praxiteles no século IV a.C. Foi encontrada perto da Basílica de San Vitale no século XVII e o Papa Bento XIV a comprou da família Stazi para doá-la aos Museus Capitolinos.

Ela retrata a deusa Vênus saindo nua do banho, em uma atitude de recolhimento, e tem sido objeto de inúmeras réplicas conhecidas como "Vênus Capitolinos".

5. A cabeça da estátua colossal de Constantino

Restos de estátuas gigantescas| ©Sakena
Restos de estátuas gigantescas| ©Sakena

Na mesma sala do Palazzo dei Conservatori onde está a estátua equestre de Marco Aurélio, você também pode ver a cabeça da estátua colossal de Constantino, que fazia parte de uma estátua sentada do imperador datada do século III d.C. e que ainda está preservada.Outras partes da estátua ainda estão preservadas e também podem ser vistas durante uma visita aos Museus Capitolinos.

Os restos da estátua colossal de Constantino foram encontrados na Basílica de Maxentius, no Fórum Romano, no século XV.

6. O Spinario

Estátua de Spinario| ©Javier Valero Iglesias
Estátua de Spinario| ©Javier Valero Iglesias

Essa escultura de bronze do século I a.C. é outra das obras mais populares dos Museus Capitolinos devido à sua pose única e ao tema incomum. Na verdade, durante a Renascença, ela se tornou altamente valorizada e deu origem a várias réplicas, como as que estão em exibição no Museu do Louvre, em Paris, e no Museu Pushkin, em Moscou.

O Spinario retrata um menino sentado olhando para a sola do pé esquerdo para remover um espinho que o prendeu.

7. O busto da Medusa

Busto da Medusa| ©Ana Rey
Busto da Medusa| ©Ana Rey

Na mitologia grega, Medusa era uma mulher com cabelos de cobra que tinha o poder de petrificar qualquer um que ousasse olhá-la nos olhos.

Esse busto é uma obra de Gian Lorenzo Bernini do século XVII que representa o momento exato da metamorfose. A intenção do artista com essa escultura era demonstrar o talento do escultor e, ao mesmo tempo, brincar com o espectador, que pode ficar "atordoado" como a Medusa ao admirar sua habilidade com o cinzel.

Você encontrará essa obra de arte em exposição no Palazzo dei Conservatori dos Museus Capitolinos.

8. O Marforio

O Marforio nos Museus Capitolinos| ©Ana Rey
O Marforio nos Museus Capitolinos| ©Ana Rey

Outra das obras de arte mais famosas dos Museus Capitolinos é o Marforio, uma escultura colossal de mármore que data do século I d.C. e que originalmente adornava uma fonte romana do período Flaviano.

Ela representa a personificação de um oce ano ou de um rio e foi encontrada no século XVI no Fórum de Augusto, ao lado do templo de Marte Ultor. Atualmente, ela pode ser vista no pátio do Palazzo Nuovo.

9. O Mosaico dos Pombos

Pintura do Mosaico dos Pombos| ©Andrés Campillo Castejón
Pintura do Mosaico dos Pombos| ©Andrés Campillo Castejón

Acredita-se que esse fantástico mosaico do século II, encontrado na Villa Adriana em Tivoli durante o século XVIII, seja uma cópia helenística da obra que Soso de Pérgamo fez para decorar o palácio do rei Eumenes II de Pérgamo.

O Mosaico das Pombas é um excelente exemplo do grau de habilidade que a técnica de mosaico atingiu em Roma, criando efeitos muito realistas com apenas algumas tesselas de vidro e mármore.

Você pode ver esse trabalho no Hall of the Doves. Lá, você também terá a chance de ver outros achados interessantes, como outros mosaicos, baixos-relevos e algumas placas de bronze com leis gravadas.

10. O Bonaventura de Caravaggio

A pintura Bonaventura de Caravaggio| ©Caravaggio
A pintura Bonaventura de Caravaggio| ©Caravaggio

Finalmente, na sala Santa Petronilla, você pode ver a pintura Boaventura, uma das primeiras obras de Caravaggio, que foi bastante revolucionária para o final do século XVI, pois se afastou da estrutura histórica dominante da época (onde abundavam temas bíblicos e mitológicos) para se concentrar na vida cotidiana das pessoas da época.

La Buenaventura retrata uma cigana predizendo o futuro a um jovem ingênuo, cujo anel ela rouba de sua mão, aproveitando-se do fato de ele estar distraído com seu sorriso.

Além de seu tema incomum, essa obra causou alvoroço entre os estetas da época. O motivo? Veja as mãos da moça, pois Caravaggio as retratou sujas, refletindo a falta de higiene das classes trabalhadoras da época.

Como eu disse, isso não agradou aos estetas que, em suas pinturas, não faziam concessões à vida cotidiana, mas afirmavam que, na arte, a beleza deveria ser priorizada e elevada acima dos temas sociais.

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