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As 13 melhores pinturas do Louvre de Paris

Parar para admirar todas as obras alojadas no Louvre pode levar dias, semanas ou até meses. É por isso que é importante saber quais são as obras essenciais a serem vistas em um dia.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

Leitura de 8 minutos

As 13 melhores pinturas do Louvre de Paris

Museu do Louvre | ©Pedro Szekely

O Museu do Louvre em Paris não é apenas um dos museus mais valiosos do mundo, é também um dos maiores, e vê-lo é definitivamente uma das coisas a se fazer em Paris. Localizado no antigo palácio real do Louvre, no centro de Paris, cobre mais de 60.000 metros quadrados e abriga cerca de 35.000 obras de vários tipos. Com tal coleção, é impossível ver o museu em sua totalidade em uma única visita. É por isso que neste post eu lhe direi quais são as peças que todo visitante que compra ingressos para o Louvre deve ver.

1. A Vênus de Milo

Vênus de Milo no Museu do Louvre| ©Ivo Jansch
Vênus de Milo no Museu do Louvre| ©Ivo Jansch

Começamos este tour com uma das esculturas mais icônicas do Louvre e da história da arte, a Vênus de Milo. É considerada uma das esculturas mais importantes da Grécia antiga e foi encontrada em 1820 por um camponês que cultivava a terra na ilha de Milo, na Grécia. Ela representa a deusa Afrodite e é feita de um pedaço de mármore branco, com pouco mais de dois metros de altura. Ganhou sua fama e beleza graças ao trabalho impecável do autor e proporções consideradas perfeitas em harmonia.

  • Autor: Atribuído a Alexandre de Antioquia.
  • Data: 110 a.C.
  • Localização: Piso 0 do Louvre, sala 345.

2. A Vitória da Samothrace

A Vitória da Samothrace| ©Rodney
A Vitória da Samothrace| ©Rodney

Pessoalmente, é a minha escultura favorita em todo o museu. É simplesmente espetacular. Ela representa a deusa Nike, deusa da vitória na cultura grega, caminhando à proa de um navio. Acredita-se que tenha sido feito para comemorar uma vitória em uma batalha naval. Foi encontrada perto da ilha grega de Samothrace em 1863 e mais tarde levada para a França.

A postura, a posição das asas e sobretudo o trabalho de mármore simulando uma túnica molhada fazem com que a escultura pareça como se fosse ganhar vida e voar para longe. Além disso, sua localização no museu em um lugar privilegiado, no topo da escadaria Daru e em um grande pedestal que simula a proa de um navio, realça ainda mais sua beleza. Você sabia que verá uma cópia da escultura se fizer uma viagem a Versalhes de Paris?

  • Autor: Desconhecido.
  • Data: 190 a.C.
  • Localização: Escadaria Daru.

3. O Escriba Sentado

O Escriba Sentado no Museu| ©Ivo Jansch
O Escriba Sentado no Museu| ©Ivo Jansch

O escriba sentado é uma das figuras mais conhecidas e mais importantes do antigo Egito devido ao seu excepcional estado de conservação. A escultura retrata um escriba, um alto funcionário da antiga sociedade egípcia, com um nível de detalhe raramente visto em obras egípcias antigas. As cores do cabelo, pele e olhos, feitas de cristal de rocha, quartzo branco e ébano, estão praticamente intactas. Também tem detalhes, como as dobras da pele devido à postura da figura, que são incomuns em obras do mesmo período. Uma peça essencial para os amantes da cultura egípcia.

  • Autor: Desconhecido.
  • Data: Entre 2480 e 2350 AC.
  • Localização: Piso 1, sala 635.

4. O Código de Hammurabi

O Código de Hammurabi| ©Gary Todd
O Código de Hammurabi| ©Gary Todd

Você quase certamente estudou ou leu sobre o Código de Hammurabi. É nada menos que o primeiro documento legal registrado na história. É uma pedra de basalto negro de dois metros de altura que representa o deus Shamash entregando as leis ao rei babilônico Hamurabi. Sob este relevo estão gravadas as 282 leis conhecidas como o Código de Hamurabi, incluindo leis tão conhecidas como a lei do Talião e o princípio da presunção de inocência. Mais do que por seu valor artístico, este trabalho se destaca por sua relevância histórica, sendo um dos mais importantes do Louvre a este respeito.

  • Autor: Desconhecido.
  • Data: 1750 a.C.
  • Localização: Piso 0, sala 3.

5. Psique reanimado pelo beijo do amor

Estátua da
Estátua da "Psique reanimada pelo beijo do amor" no Museu do Louvre| ©Larry Koester

Em termos de pura beleza, esta obra ocupa um lugar privilegiado no Louvre e na história da arte. Também conhecida como "O Beijo", a representação de Eros e Psyche é bela devido à obra de seu autor, Antonio Canova, com o mármore na postura e nos detalhes das figuras. Mas também para a lenda do que ela representa. Afrodite, deusa da beleza, ordenou que seu filho Cupido matasse Psyche, a mais bela filha do rei da Anatólia, com uma flecha por ciúmes por sua beleza. Esta flecha faria Psyche se apaixonar irremediavelmente pelo pior homem que ela já conheceu, mas Cupido se apaixonou por ela e jogou a flecha fora.

  • Autor: Antonio Canova.
  • Data: Final do século XVIII.
  • Localização: Piso 0, sala 4.

6. Os Touros Alados

Os Touros Alados do Louvre| ©Daniel Castro
Os Touros Alados do Louvre| ©Daniel Castro

Essas figuras colossais eram representações de híbridos de touros, águias e humanos que na cultura mesopotâmica eram colocados na entrada das cidades e templos, na crença de que serviam para protegê-los dos inimigos. O Museu do Louvre abriga duas dessas figuras, que, juntamente com as do Museu Britânico, estão entre as mais importantes preservadas. Eles estão localizados na entrada de uma sala, cumprindo a função para a qual foram criados. Como curiosidade, se as figuras forem olhadas de frente elas parecem estáticas, mas de lado elas dão a sensação de movimento. O truque é que eles têm cinco pernas.

  • Autor: Desconhecido
  • Data: 713 a.C.
  • Localização: Piso 0, entrada da sala 4.

7. A Mona Lisa

A Mona Lisa| ©Matthias Mueller
A Mona Lisa| ©Matthias Mueller

Começamos agora com pinturas e, claro, não poderia fazê-lo com outra pintura que não fosse a mais famosa do Louvre e do mundo inteiro. Precisa de alguma introdução? Estou falando, obviamente, da Mona Lisa ou Mona Lisa. O trabalho de Da Vinci é o símbolo por excelência do Louvre e praticamente todos que passam pelo museu não saem sem tirar uma fotografia do mesmo. A pintura a óleo é surpreendentemente pequena para quem ainda não a viu, medindo 77 centímetros de altura e 53 centímetros de largura.

Os mistérios que envolvem o quadro são em grande parte responsáveis por sua fama. Não se sabe ao certo quem é a mulher descrita por Leonardo da Vinci, embora a hipótese mais amplamente aceita seja a de que ela pode ser Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo, ambos nobres da cidade de Florença.

Outra das atrações do trabalho é o sorriso misterioso da mulher. Também se destaca a técnica de Da Vinci e seu uso do "sfumato", que esbate o fundo para melhorar a figura retratada. Você terá que fazer malabarismos se quiser uma foto com a Mona Lisa, pois ela está sempre rodeada por centenas de pessoas. É melhor ir de manhã cedo, quando começa o horário de funcionamento do Louvre, para evitar multidões.

  • Autor: Leonardo Da Vinci
  • Data: Entre 1503 e 1519.
  • Localização: Piso 1, sala 6.

8. O Casamento em Caná

O Casamento em Caná pintura no Museu do Louvre| ©Peter Menzel
O Casamento em Caná pintura no Museu do Louvre| ©Peter Menzel

Outro dos quadros mais famosos do Louvre é The Marriage at Cana. Ela está na mesma sala que a Mona Lisa, por isso às vezes é ofuscada até que os visitantes se voltam e contemplam suas dimensões imponentes. A pintura tem quase 7 metros de altura e quase 10 metros de largura.

Seu enorme tamanho, juntamente com suas cores e detalhes fazem dela uma obra-prima do Maneirismo italiano. O quadro retrata Jesus acompanhado por seus discípulos em um casamento celebrado em Caná, conhecido por ser o lugar onde ele transformou água em vinho. Por curiosidade, o quadro chegou à França depois que as tropas de Napoleão o roubaram na Itália, em 1797.

  • Autor: Paolo Veronese.
  • Data:1562 e 1563.
  • Localização: Piso 1, sala 6.

9. Liberdade liderando o povo

Pintura
Pintura "Liberty Leading the People| ©Marcus Meissner

O símbolo mais reconhecido da Revolução Francesa e um ícone da arte francesa. Esta famosa pintura de Eugène Delacroix retrata uma das revoltas do povo francês contra a monarquia, com a figura de uma mulher com o tronco nu segurando a bandeira francesa em uma mão e uma espingarda na outra. Esta imagem tornou-se um ícone de liberdade e pode ser admirada hoje em dia no Museu do Louvre.

  • Autor: Eugène Delacroix.
  • Data: 1831.
  • Localização: Piso 1, sala 77.

10. A Coroação de Napoleão

A Coroação de Napoleão| ©Dennis Jarvis
A Coroação de Napoleão| ©Dennis Jarvis

Junto com a Liberty Leading the People, a Coroação de Napoleão é a maior obra de arte francesa. Foi encomendado pelo próprio Napoleão a seu pintor oficial, Jacques-Louis David, e retrata o momento de sua coroação como Imperador da França na Catedral de Notre Dame. O valor da pintura reside, em primeiro lugar, no valor histórico do momento que ela representa e, em segundo lugar, em seu valor artístico. É uma dessas telas que você pode contemplar por muitos minutos, devido à quantidade de detalhes que contém.

  • Autor: Jacques-Louis David.
  • Data: Entre 1805 e 1808.
  • Localização: Piso 1, sala 75.

11. O Juramento do Horatii

O Juramento do Horatii| ©Graeme Churchard
O Juramento do Horatii| ©Graeme Churchard

Você pode não estar tão familiarizado com ela, mas esta é uma das principais obras de Jacques-Louis David, o mesmo artista que pintou a Coroação de Napoleão. A tela, de 3,3 metros de altura e 4,2 metros de largura, retrata o juramento feito pelos filhos de Horácio antes de partir para a guerra contra a Cúriatii. Isto é um conflito de interesses, já que dois dos filhos de Horácio estavam noivos de duas das esposas da Cúriatianos. Mas, mais do que pela história de fundo, esta pintura é conhecida por sua composição e perspectiva. É tão bem sucedida que é usada como exemplo em escolas de arte em todo o mundo.

  • Autor: Jacques-Louis David.
  • Data: Entre 1784.
  • Localização: Piso 1, sala 702.

12. A Jangada da Medusa

A Jangada da Medusa| ©Julian Fong
A Jangada da Medusa| ©Julian Fong

Este trabalho é um ícone do romantismo francês. A pintura em si foi uma crítica ao rei Luís XVIII, pois retrata um tema incomum que era atual na época, graças em grande parte a esta pintura. Ela conta a história do naufrágio de uma fragata francesa em 1816 com mais de 150 soldados a bordo, dos quais apenas cerca de 20 sobreviveram, um evento que foi altamente criticado pela sociedade francesa na época.

  • Autor: Théodore Géricault.
  • Data: Entre 1818 e 1819.
  • Localização: Piso 1, sala 700.

13. A Morte da Virgem

Pintura A Morte da Virgem| ©aiva.
Pintura A Morte da Virgem| ©aiva.

Finalmente, e para fechar esta lista, vou me permitir a licença para acrescentar um quadro de um de meus autores favoritos. A Morte da Virgem por Caravaggio. Em sua época era uma obra muito controversa, pois retratava a Virgem Maria morta rodeada pelos apóstolos. Estes com expressões muito bem sucedidas que transmitem perfeitamente a dor da pintura.

Foi o último quadro que Caravaggio pintou em Roma, seu lugar de residência, pois foi forçado a fugir da cidade depois de matar um homem durante uma luta. É considerada a pintura religiosa mais importante do século XVII italiano.

  • Autor: Caravaggio.
  • Data: 1606.
  • Localização: Piso 1, sala 11.

Com mais de 35.000 peças, incluindo pinturas, objetos e esculturas, e um tempo limitado para ver o Louvre para vê-las, é inevitável deixar algumas das mais importantes fora desta lista. Mas para descobrir todos eles e conhecer em profundidade um dos melhores museus de Paris e do mundo, a melhor coisa que você pode fazer é visitá-lo. Desta forma, você pode fazer sua própria lista das obras que tiveram o maior impacto sobre você. Visitar o Louvre é algo que você não pode esquecer.