Como utilizar o metrô de Paris

O meio de transporte mais utilizado em Paris é o metrô. Saber como utilizá-lo é fundamental para que você possa aproveitar ao máximo sua estadia e visitar todas as atrações que a cidade oferece.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

7 minutos de leitura

Como utilizar o metrô de Paris

Rua de Montmartre, Paris | ©John Towner

Embora não haja nada como caminhar para conhecer uma cidade, o tamanho de Paris obriga, por vezes, a utilizar algum tipo de transporte público para poder aproveitar tudo o que há para ver em Paris. A cidade francesa tem uma boa rede de ônibus urbanos, mas o metrô é sem dúvida a melhor opção para se locomover pela cidade.

O metrô de Paris funciona há mais de 100 anos e a cidade vem modernizando-o e ampliando-o até torná-lo um dos maiores sistemas de transporte subterrâneo da Europa. Prova de sua utilidade é que a distância entre as estações (mais de 200) normalmente não ultrapassa 500 metros.

Como funciona o metrô de Paris

Entrada no metrô| ©Loïc DAYANT
Entrada no metrô| ©Loïc DAYANT

A primeira coisa que você deve saber é que os bilhetes para o metrô de Paris podem ser comprados:

  • Nas máquinas automáticas das estações: a opção mais rápida e com instruções em vários idiomas, incluindo o português.
  • Nas bilheterias: disponíveis em algumas estações e com horários limitados.

Para entrar, você deve validar o bilhete nas catracas da estação. No metrô de Paris , você só precisa do bilhete para entrar, não para sair (ao contrário do RER, onde é necessário em ambas as ocasiões).

Quanto às portas, dependendo da linha e do modelo do trem, elas podem abrir automaticamente ou exigir que você aperte um botão ou levante uma alavanca.

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Diferenças entre o metrô e o RER

Esperando o metrô| ©Petar Avramoski
Esperando o metrô| ©Petar Avramoski

O RER é um trem suburbano e de média distância que conecta Paris a localidades próximas, tanto dentro quanto fora da região metropolitana. Existem cinco linhas (A, B, C, D e E), embora o mais comum seja usar apenas três durante sua visita:

Caso faça uma baldeação entre o metrô e o RER dentro da zona tarifária incluída em seu bilhete, você poderá usá-lo para ambos sem custo adicional. Lembre-se de que , para o RER , você precisará validar o bilhete tanto para entrar quanto para sair.

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Zonas do metrô de Paris

Metrô de Paris| ©Pom'
Metrô de Paris| ©Pom'

Quando se olha pela primeira vez para um mapa do metrô de Paris, chama a atenção a divisão da região em zonas tarifárias. São anéis concêntricos que cobrem Paris e sua área metropolitana e que influenciam o preço do bilhete.

Para se deslocar de metrô em Paris, com o bilhete simples Metro-Trem-RER, o preço é o mesmo em toda a rede da Île-de-France: as zonas não alteram mais o custo do bilhete simples, mas influenciam principalmente os passes (Navigo, Paris Visite) e alguns bilhetes especiais, como os dos aeroportos.

Na maioria das viagens turísticas, você se deslocará principalmente pelo centro de Paris e, ocasionalmente, irá para zonas mais afastadas se visitar a Disneyland Paris (zona 5), Versalhes (zona 4) ou os aeroportos Charles de Gaulle e Orly (zona 4), algo importante principalmente na hora de escolher os passes de transporte.

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Preços do metrô de Paris

Dinheiro| ©cottonbro
Dinheiro| ©cottonbro

A maioria das pessoas que visitam Paris por poucos dias opta por usar o bilhete simples Metro-Trem-RER, que é a forma mais simples de pagar cada viagem, embora seja conveniente calcular se um passe diário ou semanal pode sair mais econômico.

O bilhete simples Metro-Trem-RER serve para uma única viagem, com a possibilidade de fazer baldeações entre metrô, RER e trens dentro da Île-de-France, desde que você não saia para o exterior, durante cerca de 2 horas a partir da primeira validação.

  • Preço do bilhete T+ individual: 2,50 € (tarifa 2025, válido no metrô, RER e trens dentro da Île-de-France, exceto trajetos para aeroportos).
  • Preço do bilhete Bus-Tram: 2,00 € (para autocarros e elétricos em toda a Île-de-France).

Ambos podem ser comprados e carregados em formato digital através da aplicação Île-de-France Mobilités ou em cartões sem contacto como o Navigo Easy; os antigos bilhetes T+ em cartão estão a desaparecer e só serão aceites até ao final de 2025.

Com um bilhete simples de metrô-trem-RER, você terá acesso à maioria das atrações da cidade, incluindo os museus mais importantes de Paris, bem como áreas mais distantes, como La Défense, Versalhes ou Disneyland Paris. Não é válido para viagens aos aeroportos Charles de Gaulle ou Orly, que têm bilhetes específicos ou suplementos.

Passes para o metrô de Paris

Paris Pass| ©AntisocialClub
Paris Pass| ©AntisocialClub

Se a sua estadia em Paris for prolongada (a partir de 4 dias em Paris) e você pretende utilizar o metrô com muita frequência, provavelmente será mais conveniente adquirir um dos passes de transporte. Tenha em atenção que este transporte já não está incluído no cartão turístico Paris Pass, embora este continue a ser interessante para as visitas.

Estes passes permitem utilizar todos os tipos de transporte público da Île-de-France (metro, RER, autocarros, elétricos e comboios) nas zonas que escolher. As opções mais comuns são:

  • Paris Visite: é adquirido separadamente e permite viagens ilimitadas durante 1, 2, 3 ou 5 dias consecutivos. A partir de 2025, cobre todas as zonas 1-5 (toda a Île-de-France), incluindo aeroportos, Disneyland Paris e Versalhes, e inclui alguns descontos em atrações e atividades.
  • Passe Navigo Découverte: este passe oferece viagens ilimitadas durante toda a semana (de segunda a domingo) ou todo o mês, nas zonas que você escolher, sendo comum o passe semanal para as zonas 1-5. É um cartão recarregável que requer uma foto tamanho carteira e pagamento inicial pelo cartão físico.

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Horários e frequência do metrô de Paris

Dentro do metrô de Paris| ©Davyn Ben
Dentro do metrô de Paris| ©Davyn Ben

O primeiro trem de cada linha do metrô de Paris geralmente sai às 5h30 da manhã, enquanto o último parte por volta da 1h15 da madrugada de domingo a quinta-feira e às 2h15 às sextas-feiras e sábados (hora de chegada à estação terminal).

Para identificar se é o último trem do dia, observe as luzes frontais: se estiverem piscando, é o último serviço. Se você perder o trem, poderá utilizar os ônibus noturnos Noctilien ou recorrer a um táxi para se locomover por Paris.

A frequência varia de acordo com a hora e o dia:

  • Horários de pico: a cada 2-3 minutos.
  • Horários de menor movimento: a cada 4-6 minutos.
  • Noites e primeiras horas da manhã: a cada 10 minutos aproximadamente.

Linhas mais importantes do metrô de Paris

Estação de Paris| ©Kurt Sunkel
Estação de Paris| ©Kurt Sunkel

O metrô de Paris conta com 16 linhas (numeradas de 1 a 14, mais as linhas 3bis e 7bis), que somam mais de 200 quilômetros de percurso. A rede tem mais de 300 estações, o que faz com que quase qualquer ponto da cidade esteja a uma curta distância de uma boca de metrô.

Cada linha é numerada e associada a uma cor para facilitar sua identificação em um mapa. Se você estiver visitando a cidade para conhecer seus museus, monumentos ou jardins, provavelmente utilizará principalmente algumas linhas principais:

  • Linha 12: conecta o bairro de Montmartre e sua basílica do Sagrado Coração com o centro. Sua estação Concorde deixa você ao lado do Jardim das Tulherias e a poucos passos do Louvre e do museu d'Orsay.
  • Linha 6: a partir de Charles de Gaulle-Étoile, você pode acessar a Champs-Élysées e o Arco do Triunfo. A parada Trocadéro oferece uma das vistas mais icônicas da Torre Eiffel. Ela também chega à Torre Montparnasse e às catacumbas de Paris.
  • Linha 1: liga pontos turísticos importantes como os Campos Elísios, o Arco do Triunfo, Concorde, Tullerías e o Louvre. Seu trajeto chega até a Ilha da Cité, onde se encontram a Catedral de Notre Dame e a Conciergerie.

Anote estas estações para chegar mais facilmente aos seus destinos

Saber o nome exato das estações é fundamental para evitar confusões e economizar tempo. Algumas das mais úteis para turistas são:

  • Champ de Mars Tour Eiffel: Campos de Marte e Torre Eiffel
  • Opéra: Ópera Garnier
  • Trocadéro: praça com o mesmo nome e Torre Eiffel
  • Abbesses: Montmartre
  • Louvre–Rivoli: Museu do Louvre
  • Cité: Catedral de Notre Dame
  • Saint-Germain-des-Prés: bairro de St. Germain

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Estações de metrô de Paris que merecem uma visita

Estação Arts et Métiers| ©Clicsouris
Estação Arts et Métiers| ©Clicsouris

O metrô de Paris não é apenas um excelente meio de transporte, mas algumas de suas estações são verdadeiras atrações turísticas. Várias das mais antigas mantêm acessos em estilo art nouveau projetados por Hector Guimard, enquanto outras mais modernas se destacam por sua originalidade:

  • Estação Arts et Métiers (linhas 3 e 11): interior revestido com placas de cobre inspiradas no mundo de Júlio Verne e no Museu de Artes e Ofícios.
  • Cluny – La Sorbonne (linha 10): tetos decorados com mosaicos de Jean Bazaine que representam assinaturas e nomes históricos.
  • Cité (linha 4): postes de luz em estilo retrô que iluminam uma das plataformas mais profundas da rede.
  • Louvre–Rivoli (linha 1): vitrines com réplicas de obras do Museu do Louvre.
  • Abbesses (linha 12): um dos acessos art nouveau mais fotografados e um afresco interior que narra episódios da história francesa.

Dicas gerais para utilizar o metrô em Paris

Consultando o mapa do metrô| ©romain passelande
Consultando o mapa do metrô| ©romain passelande

Uma ótima ferramenta para se locomover pelo metrô de Paris sem problemas é baixar o aplicativo Next Stop, o aplicativo oficial da empresa RATP, responsável pela gestão do transporte da cidade.

O aplicativo está disponível em 10 idiomas (incluindo o português), inclui pequenos guias de áudio de alguns dos principais pontos turísticos de Paris e pode ser usado sem conexão. Mas grande parte das estações de metrô de Paris dispõe de conexão Wi-Fi gratuita e não requer registro prévio.

Se você se preocupa com a segurança, saiba que toda a rede é vigiada o tempo todo por guardas, revisores e câmeras de segurança. No entanto, você deve sempre ficar atento aos seus pertences nos trechos mais movimentados, pois pode haver batedores de carteira na área tentando se aproveitar das aglomerações.