13 Melhores Pinturas do Museu do Prado

O Museu do Prado abriga uma das galerias de arte mais completas e importantes do mundo. Descubra quais são suas melhores obras entre os milhares que fazem parte de sua coleção.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

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13 Melhores Pinturas do Museu do Prado

Obras do Museu do Prado | ©Angel de los Rios

O Museu do Prado é a ponta de lança do triângulo artístico formado pela Reina Sofia, a Thyssen e o museu que é o objeto deste artigo. De todas as coisas para ver e fazer em Madri, uma visita a este museu histórico deveria ser uma prioridade para quem visita a capital espanhola.

Embora sua coleção não seja a mais extensa, abrigando cerca de 8000 obras de arte das quais apenas 1713 estão expostas, o valor histórico e a variedade o tornam uma das mais importantes coleções de pinturas do mundo. Artistas famosos, como Goya, Velázquez, Rubens e Bosch têm sua casa no Prado.

Você pode perder um dia inteiro em suas galerias, mas como isso nem sempre é possível, é melhor saber antecipadamente quais são as obras principais e é por isso que compartilho com você estas listas com as pinturas essenciais que você deve ver no Museu do Prado.

1. Saturno devorando seu filho, por Goya

Saturno devorando seu filho, por Goya| ©Normann
Saturno devorando seu filho, por Goya| ©Normann

Iniciamos nossa revisão das obras mais importantes do Prado com um de seus artistas mais importantes, Francisco de Goya, e uma de suas obras mais marcantes. Saturno devorando seu filho faz parte da coleção de 14 obras conhecidas como pinturas negras por causa de suas cores escuras e tema sombrio.

Estas são características que esta pintura particularmente sombria, que retrata o deus Chronos, ou Saturno, devorando um de seus filhos por medo de que um dia ele fosse destronado, tem em comum com esta pintura.

Uma pintura que surpreende pelo terror produzido pelo olhar do deus, pelo destaque e crueldade do sangue e pelo contraste das cores usadas por Goya.

  • Autor: Francisco de Goya.
  • Data: 1820.
  • Local: Sala 067 do Prado.

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2. A Maja Nua, de Goya

A Maja Nua, de Goya| ©WikiArt
A Maja Nua, de Goya| ©WikiArt

Passamos do terror da pintura de Saturno devorando seu filho para o erotismo da Maja Nua de Goya.

O quadro foi encomendado por Manuel Godoy, primeiro-ministro do rei Charles IV, que tinha um gosto particular pela arte erótica. Goya foi escolhido, pois na época era o pintor líder entre os nobres e um dos melhores da Europa.

Goya retratou uma jovem mulher deitada nua como se fosse uma Vênus, mas com sinais inequívocos de que o modelo era humano. Foi por esta razão e por certos detalhes de sua nudez que a pintura foi considerada um dos primeiros nus completos na pintura de uma mulher fora da mitologia.

Godoy também encomendou outra pintura do mesmo tipo, mas com a mulher vestida, para que, sobrepondo as duas pinturas, pudesse simular um nu. O grande desconhecido da pintura é a identidade da maja, que Goya manteve anônima.

  • Autor: Francisco de Goya.
  • Data: 1795
  • Local: Sala 038 do Prado.

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3. O Pelotão de Fuzilamento do 3 de maio em Madri, por Goya

O Pelotão de Fuzilamento do 3 de maio em Madri, por Goya| ©birkoff3
O Pelotão de Fuzilamento do 3 de maio em Madri, por Goya| ©birkoff3

Napoleão dominava a Europa na época de Goya e, aproveitando sua passagem pela Espanha para conquistar Portugal, decidiu invadir o país e coroar seu irmão José Bonaparte, rei da Espanha. Em 2 de maio de 1808, houve uma revolta popular espanhola e em 3 de maio o exército francês retaliou atirando em milhares de pessoas.

Foi o que Goya retratou em uma de suas maiores obras. A pintura de The Firing Squad de 3 de maio é considerada a primeira grande obra contemporânea, pois não tem precedentes semelhantes e deu lugar a estilos como o Romantismo.

A pintura do 3 de maio inspirou artistas como Picasso, que usou esta obra como base para sua famosa Guernica.

  • Autor: Francisco de Goya
  • Data: 1814
  • Local: Sala 064 do Prado.

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4. Las Meninas, de Diego Velázquez

Las Meninas, de Diego Velázquez| ©Diego Velázquez
Las Meninas, de Diego Velázquez| ©Diego Velázquez

Las Meninas de Velázquez é provavelmente a pintura mais representativa e famosa do Museu do Prado.

É uma das maiores telas, com mais de 3 metros de largura e quase 3 metros de altura, do pintor Seviliano e sua obra-prima. Rios de tinta foram derramados sobre a pintura por causa dos mistérios que a cercam e da originalidade de sua composição.

A pintura retrata até 11 personagens, como as Meninas, filhas de Filipe IV e Mariana da Áustria, que também aparecem na pintura dentro de outra pintura, e até mesmo o próprio Velázquez. O artista se retrata em primeiro plano como se fosse o primeiro selfie da história.

A complexidade dos aviões, a forma como ele retrata as diferentes figuras e uma infinidade de outros detalhes fazem da pintura de Las Meninas uma obra-prima pela qual vale a pena pagar o preço de entrada no Museu do Prado

  • Autor: Diego Velázquez.
  • Data: 1656.
  • Local: Sala 012 do Prado.

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5. A Crucificação, de Juan de Flandes

A Crucificação, de Juan de Flandes| ©Juan de Flandes
A Crucificação, de Juan de Flandes| ©Juan de Flandes

Considerada uma obra-prima da pintura hispano-flamenga, o painel da Crucificação foi encomendado pelo Bispo Juan Rodríguez de Fonseca a Juan de Flandes, que o pintou para fazer parte do retábulo principal da Catedral de Palencia.

A obra fazia parte do retábulo juntamente com outras 10 pinturas do mesmo artista, que não pôde vê-las instaladas na catedral antes de sua morte. No entanto, é a Crucificação que é considerada a melhor destas 10 pinturas devido à qualidade e detalhe da cena.

  • Autor: Juan de Flandes.
  • Data: 1509.
  • Local: Sala 057 do Prado.

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6. As 3 Graças, de Rubens

As 3 Graças, de Rubens| ©Jim Anzalone
As 3 Graças, de Rubens| ©Jim Anzalone

A pintura de As Três Graças retrata Aglaya, Thalia e Euphrosyne, as filhas de Zeus, nuas e abraçando-se numa cena de aparente sensualidade, de acordo com o cânone de beleza do século XVII.

A forma inovadora de retratar estas três deusas fez desta pintura de Rubens uma de suas melhores obras, tanto que o rei Felipe IV a levou, apesar de o artista a ter pintado para seus próprios apartamentos.

  • Autor: Peter Paul Rubens.
  • Data: 1635
  • Local: Sala 029 do Prado.

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7. A Descida da Cruz, de Rogier Van der Weyden

A Descida da Cruz, de Rogier Van der Weyden| ©Angel de los Rios
A Descida da Cruz, de Rogier Van der Weyden| ©Angel de los Rios

A obra-prima de Rogier Van der Weyden é um curioso tríptico de forma retangular e uma projeção no centro para a cruz, pintado com uma maestria excepcional para a época. As cores e a técnica requintada do pintor são surpreendentes apesar de ser uma obra do início do século XV.

Como curiosidade, A Descida da Cruz está no Prado porque o rei Felipe II estava apaixonado por ela e a trouxe para a Espanha de navio. O navio naufragou, mas devido à boa embalagem a obra foi deixada intacta.

  • Autor: Rogier Van der Weyden
  • Data: 1443
  • Local: Sala 058 do Prado

8. O Tríptico do Jardim das Delícias da Terra, da Bosch

O Tríptico do Jardim das Delícias Terrenas, de Hieronymus Bosch| ©Carlos Reusser
O Tríptico do Jardim das Delícias Terrenas, de Hieronymus Bosch| ©Carlos Reusser

A obra-prima de Hieronymus Bosch, conhecida como o Jardim das Delícias Terrestres, é um famoso tríptico que retrata várias cenas desde a criação até o possível destino da humanidade. Quando o tríptico é fechado, a cena da criação pode ser vista, e uma vez aberta, a obra é dividida em três partes.

As duas primeiras, a da esquerda e a parte central, retratam o paraíso e o pecado de Adão e Eva, e a cena da direita simboliza o inferno ao qual o pecado conduz.

A iconografia profunda da pintura, sua técnica e cores e a complexidade da obra a tornaram uma das principais atrações do Museu do Prado.

  • Autor: El Bosco
  • Data: 1500
  • Localização: Sala 056A do Museu do Prado

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9. A Anunciação, por Fra Angelico

A Anunciação, por Fra Angelico| ©Jim Anzalone
A Anunciação, por Fra Angelico| ©Jim Anzalone

O nome original de Fra Angelico era Guido di Piero e ele era um pintor renascentista baseado em Florença. Ele foi ordenado sacerdote e mudou seu nome e começou a pintar, sendo a Anunciação uma de suas primeiras e mais controversas criações.

A representação de Fra Angelico da Anunciação foi incomum e despertou muita controvérsia na época. Foi apenas postumamente que sua obra foi reconhecida como uma visão à frente de seu tempo e sua melhor obra.

  • Autor: Guido di Piero
  • Data: 1426
  • Localização: Sala 056B do Museu do Prado

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10. A Rendição de Breda, de Diego Velázquez

A Rendição de Breda, de Diego Velázquez| ©FeelM
A Rendição de Breda, de Diego Velázquez| ©FeelM

Para compreender esta pintura do mestre Velázquez, é necessário compreender seu contexto histórico. No final do século XVI, a Holanda estava imersa no que ficou conhecido como a Guerra dos Oitenta Anos, na qual eles queriam conquistar a independência da Espanha. A cidade de Breda pertenceu à Holanda até que o rei Felipe IV decidiu retomá-la.

A cena representa o momento em que, uma vez conquistada, os nobres cederam a soberania aos espanhóis. O rei Felipe IV quis imortalizar o momento, por isso encarregou Velázquez de pintar A Rendição de Breda em grande escala para decorar o Palácio Buen Retiro.

  • Autor: Diego Velázquez
  • Data: 1635
  • Local: Sala 009A do Prado.

11. O auto-retrato de Dürer

O auto-retrato de Dürer| ©Alberto Durero
O auto-retrato de Dürer| ©Alberto Durero

Dürer era um pintor que tinha uma grande estima por si mesmo. Tanto que ele se usou como modelo para representar Jesus Cristo. Como resultado desta auto-estima, ele se representava com as melhores roupas da época e cores muito lisonjeiras. Tanto que ele lutou pela perfeição que até a paisagem vista da janela foi inspirada pela bela Itália, enquanto ele estava na Alemanha.

Além do ego do autor, o auto-retrato de Dürer é pintado com uma técnica notável que o incentivou em seu ofício. Um ofício, a propósito, que não era considerado um ofício de um nobre e que é uma contradição na maneira como Dürer pintou a si mesmo.

  • Autor: Albrecht Dürer
  • Data: 1498
  • Local: Sala 055B

12. O Cardeal, por Raphael

O Cardeal, por Raphael| ©Daniel Lobo
O Cardeal, por Raphael| ©Daniel Lobo

O retrato do Cardeal inicialmente passou despercebido até que se soube que seu autor era Rafael, um dos maiores e mais importantes artistas italianos da Renascença na história da arte.

Além da técnica impecável de Rafael, a obra despertou o interesse de muitos devido a sua ambigüidade, pois o retrato era atribuível a muitos cardeais da época.

Não se sabe ao certo qual cardeal posou para o artista italiano, embora exista uma lista de dois ou três nomes prováveis. A perspectiva do retrato lembra muito a Gioconda de Leonardo Da Vinci, em exposição no Museu do Louvre em Paris.

  • Autor: Rafael
  • Data: 1511
  • Local: Sala 049 do Prado.

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13. O Cavaleiro de Mão no Peito, de El Greco

O Cavaleiro de Mão no Peito, de El Greco| ©losmininos
O Cavaleiro de Mão no Peito, de El Greco| ©losmininos

El Greco é outro dos artistas estrela da coleção Prado. O museu abriga várias de suas obras, mas o Cavaleiro com a Mão no Peito é particularmente notável. A obra retrata um cavalheiro de cerca de 30 anos de idade em roupas típicas do século 16.

De todos os retratos pintados pelo artista e exibidos no Prado, este foi um dos primeiros a chegar ao museu e um dos mais destacados, devido à inclusão de um elemento como a espada, raramente visto neste tipo de retrato.

Desta forma, foi a espada, juntamente com o gesto solene do cavaleiro, que a tornou famosa entre as obras do pintor que morreu em Toledo.

  • Autor: El Greco
  • Data: 1580
  • Local: Sala 009B

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