Coisas que Você não Pode Perder em La Pedrera Barcelona

Restaurada e aberta ao público desde 1996, La Pedrera tornou-se uma das obras mais queridas da cidade e um dos melhores símbolos da arquitetura de Barcelona. Se você quiser saber mais sobre isso, continue lendo!

Katherine Betances

Katherine Betances

Leitura de 8 minutos

Coisas que Você não Pode Perder em La Pedrera Barcelona

Casa Milà, La Pedrera | ©Teresa Grau Ros

Considerado pelos especialistas como o edifício de arquitetura civil mais emblemático de Antonio Gaudí, um passeio dentro deste importante trabalho é vital para entender a evolução do importante arquiteto de Barcelona, assim como as melhores coisas a fazer em Barcelona.

Gaudí construiu La Casa Milà (o verdadeiro nome do edifício) aos 57 anos de idade entre 1906 e 1912, a última obra que ele conseguiu concluir antes de sua morte. Obras como La Sagrada Família foram deixadas inacabadas após sua morte.

Então, se você já tem seus ingressos para La Pedrera, você provavelmente está se perguntando: O que há de tão maravilhoso neste prédio? A que você deve prestar atenção quando decidir visitá-lo? Abaixo, darei a vocês todos os detalhes do que é possivelmente meu trabalho favorito em toda a cidade, e espero que vocês gostem!

1. Os Lobbies de Entrada

Vestíbulos de entrada| ©Jose Ramirez
Vestíbulos de entrada| ©Jose Ramirez

A Casa Milà está localizada em um terreno de esquina, portanto tem duas entradas principais, uma na rua Paseo de la Gracia e outra diretamente no chanfro característico formado pelas esquinas das ruas de Barcelona. Os foyers são espaçosos e cheios de luz graças à presença de janelas, uma porta principal de ferro e vidro e, acima de tudo, a luz que inunda os pátios interiores.

Os dois foyers de La Pedrera atuam como um ponto de conexão para todas as salas do complexo. As majestosas escadas se conectam diretamente com o andar principal, que foi originalmente projetado como a casa dos proprietários, Sr. e Sra. Milá. A conexão com o resto dos apartamentos e o terraço no telhado é feita por meio dos elevadores. Gaudí concebeu o elevador como o principal elemento de comunicação vertical, colocando escadas adicionais principalmente para uso em serviço.

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2. A coroa do edifício: os terraços do telhado

Terraço| ©Vasile Cotovanu
Terraço| ©Vasile Cotovanu

O terraço no telhado da Casa Milà é como nada que você já tenha visto antes. Aqui Gaudí concebeu um espaço aberto a partir de um romance de fantasia. O poeta espanhol Pere Gimferrer descreveu este lugar como "o jardim dos guerreiros" por causa das 28 chaminés, cujas formas curvas não são nada parecidas com as chaminés convencionais, mas sim se assemelham a guerreiros mascarados imponentes.

No telhado, os pisos ondulados dão lugar a degraus e desníveis, por isso, durante o passeio recomendo prestar muita atenção a seus pés, embora isto seja difícil porque em qualquer lugar que você olhe, você encontrará detalhes escultóricos e arquitetônicos que irão cativar sua atenção.

Além dos caminhos sinuosos, milhares de peças de mármore e telhas quebradas de Valência são usadas para cobrir várias das esculturas de chaminés, pois à noite o telhado é espetacularmente iluminado pelas luzes do telhado.

Como se tudo isso não fosse suficiente, o fabuloso terraço oferece algumas das melhores vistas de Barcelona.

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3. O sótão da baleia e a exposição Gaudí

Exposição Gaudi| ©Dale Cruse
Exposição Gaudi| ©Dale Cruse

Muitas pessoas podem se perguntar se é ou não interessante visitar o sótão de um edifício, mas quando se fala de um edifício Gaudí, a resposta será sempre sim. Batizado o sótão da baleia, na planta inicial de Gaudí este espaço foi concebido para abrigar as salas de serviço e lavanderia do edifício. Entretanto, uma área de serviço não é sinônimo de um espaço rebaixado ou de segunda categoria, muito pelo contrário.

Hoje o espaço do sótão é utilizado como museu, portanto, além de admirar a estrutura, você pode apreciar a coleção Espai Gaudí dedicadainteiramente ao trabalho do arquiteto. Aqui você pode encontrar dezenas de modelos e plantas de suas obras mais famosas, assim como modelos espetaculares de gesso feitos à escala para estudar a fachada e a estrutura da Casa Milà.

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4. O sistema de pátio e sua carga conceitual

Pátio de la Pedrera| ©jason gessner
Pátio de la Pedrera| ©jason gessner

O sistema de pátios interiores criado por Gaudí serviu como uma solução arquitetônica bastante engenhosa que ajudou a resolver o problema de ventilação e iluminação nos blocos de edifícios independentes. Dois pátios interiores, um menor e um maior, sobem do nível do piso térreo diretamente para o telhado. Entrar nestes espaços e olhar para o céu é um deleite para os sentidos; vamos dar uma olhada nas qualidades de cada um.

O pátio das flores

A característica principal e decididamente peculiar do Patio de las Flores é, sem dúvida, seu uso da cor. Este espaço é acessado através do hall de entrada de frente para a rua Paseo de Gracia.

Se você vier de fora, notará rapidamente que um jogo de formas, cores e luzes oferece um espetáculo que contrasta claramente com a sobriedade cromática que caracteriza a fachada da La Casa Milà. O Pátio de las Flores tem uma planta de 90 metros, tornando-o o menor dos dois.

O pátio das borboletas

O Pátio das Borboletas, por outro lado, fala da natureza e da vida em movimento, que é sua qualidade mais destacada. A própria estrutura é composta de numerosas formas escultóricas que evocam criaturas da natureza: uma imensa borboleta empoleirada no limiar de entrada ou uma grande asa de algum inseto de dimensões impossíveis envolve a escadaria que leva até o piso principal. O pátio das borboletas é o maior e mais imponente dos dois, com seus 150 m2, e está localizado atrás do hall de entrada que se conecta à Rue Provenca.

5. O porão, uma inovação sem precedentes!

Cave da Casa de Mila| ©Antonio Tajuelo
Cave da Casa de Mila| ©Antonio Tajuelo

Seguindo um padrão similar de formas orgânicas, Gaudí concebeu este espaço como uma garagem, onde as carruagens e automóveis que o dono do projeto já gostava de guardar poderiam ser armazenados. O acesso ao subsolo é feito através dos dois vestíbulos principais por meio de rampas helicoidais, e este espaço é atualmente utilizado como auditório.

Deixando de lado as formas curvas, o porão da pedreira pode nos parecer, nos tempos modernos, uma solução espacial comum em um edifício residencial. Entretanto, é de vital importância compreender o contexto histórico no qual este projeto foi construído. Em 1912 não havia uma solução semelhante em nenhum lugar do mundo, a necessidade de dedicar um espaço para o armazenamento de um veículo não era concebível; isto só deixou claro ao longo dos anos o quanto o trabalho e a engenhosidade de Gaudí estavam à frente de seu tempo e conseguiram refletir sobre as necessidades da vida moderna e prevalecer sobre elas.

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6. O sistema estrutural e o uso de materiais

Sistema La Pedrera| ©Jose Ramirez
Sistema La Pedrera| ©Jose Ramirez

Em seu tour pela La Pedrera, tente sempre prestar atenção às soluções estruturais que Gaudí ofereceu para os diferentes problemas de construção. A partir de pilares de pedra, tijolo ou ferro, ele não poupou no uso de materiais que lhe permitiram oferecer a melhor solução possível em cada cenário.

Em seu tour você notará que a disposição interior das diferentes salas é caracterizada por uma geometria livre. A ausência de paredes portantes resulta em espaços intercambiáveis que podem ser adaptados às necessidades do inquilino. A otimização da fachada como sistema estrutural possibilita a distribuição das cargas sem sobrecarregar os espaços interiores.

No sótão ou na área do sótão Gaudí usou todo seu engenho para criar uma estrutura de 270 arcos de tijolos parabólicos cuja força serve para suportar o terraço do telhado logo acima.

7. O piso dos vizinhos e os móveis feitos sob medida

Móveis sob medida| ©Domenico Convertini
Móveis sob medida| ©Domenico Convertini

O quarto andar do edifício abriga o que é conhecido como "O Apartamento dos Vizinhos"; o único apartamento em todo o edifício cujo projeto e mobiliário até hoje (mais de 100 anos depois) permanecem exatamente como Gaudí os projetou.

Pere Milà e sua família viveram neste apartamento por décadas. O interior permanece em um estado de preservação impressionante, de modo que um passeio por suas salas se assemelha a uma viagem no tempo em que se pode apreciar a maneira como a classe alta de Barcelona viveu no início do século passado. É perturbador e maravilhoso ver como, apesar da passagem do tempo, até mesmo os brinquedos das crianças parecem ter sido congelados no tempo.

Durante sua visita, preste atenção especial aos móveis feitos sob medida projetados por Gaudí; autênticas peças de arte do movimento modernista.

8. As portas de entrada

Porta de entrada| ©Michael Gwyther-Jones
Porta de entrada| ©Michael Gwyther-Jones

O acesso aos foyers da Casa Milà é feito através de portões de ferro forjado cuja aparência só serve para enfatizar a linguagem única do trabalho de Gaudí. Este mesmo estilo foi seguido em todas as varandas que interagem com a fachada principal e outras balaustradas dentro do edifício.

Seu design orgânico evoca formas naturais, desde as asas das borboletas até as conchas das tartarugas; a combinação de materiais como ferro e vidro serve a vários propósitos: primeiro como um elemento de proteção do exterior e segundo como um recurso de iluminação natural que permite que o espaço do lobby seja banhado em luz.

9. As pinturas e murais

Pinturas| ©Jens Cederskjold
Pinturas| ©Jens Cederskjold

Dentro da Casa Milà é possível encontrar algumas obras artísticas típicas dos movimentos modernistas populares da época. Esta intenção pode ser vista no foyers, onde você pode apreciar o trabalho do artista Aleix Clapés. Seu trabalho para Gaudí segue temas de inspiração mitológica e, embora tenha sofrido várias restaurações, ainda está fabulosamente preservado. Preste atenção especial aos murais nas escadas que ligam o piso de entrada com o piso principal do edifício.

É importante entender que a arquitetura de Gaudí não buscou o adorno excessivo das paredes através de obras plásticas convencionais como pinturas; Gaudí preferiu a integração da arte diretamente na forma com a combinação e uso de diferentes materiais a fim de expressar sua linguagem criativa.

10. A fachada é um exemplo fiel do estilo de Gaudí

Casa Mila| ©F Delventhal
Casa Mila| ©F Delventhal

Quer você esteja saindo ou chegando ao edifício, é obrigatório que você reserve um momento para analisar o elemento mais chamativo, singular e marcante de todo o edifício: sua fachada imponente. A fachada é feita inteiramente de pedra e suas formas onduladas fizeram dela um desenho altamente controverso para a época e suscitaram o descontentamento de muitos de seus contemporâneos. O apelido La Pedrera nasceu precisamente da zombaria daqueles que na época o consideravam um edifício feio e desagradável.

A Casa Milà é considerada um trabalho inovador principalmente devido à sua estrutura totalmente em aço e ao uso de paredes de cortina, especialmente em sua fachada auto-sustentável. Além do uso de pedra ondulada para criar formas orgânicas únicas, o ferro forjado é usado nas imponentes portas de entrada (que também usam vidro), nos balaústres das varandas e nas janelas que se abrem diretamente para as ruas.

Esta foi a última obra de natureza civil que o arquiteto construiu antes de se concentrar inteiramente no projeto e na construção da Sagrada Família, de modo que em La Pedrera podemos ver a plena maturidade de seu estilo peculiar. Gaudí consegue nos deixar com um edifício artificial que imita lindamente a natureza.

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